A Política Institucional para Acervos Históricos é um documento que estabelece critérios, parâmetros, orientações e processos para preservar, valorizar e disseminar a memória da Rede Marista.
Acesse o documento para conhecer o conjunto de diretrizes que alinham os processos relacionados à preservação e ao uso dos acervos históricos – arquivístico, bibliográfico e museológico – custodiados pelos Centros de Memória da Rede Marista.
O projeto Traduções visa à preservação da memória marista, a partir da parceria com os Irmãos. Com o intuito de promover o acesso ao conteúdo registrado nos documentos que rementem aos primórdios dos Irmãos Maristas no sul do Brasil e que documentam as origens da Rede Marista, o convite é direcionado aos Irmãos que gostam de idiomas e possuem domínio sobretudo do Francês, Alemão e/ou Italiano, para traduzir colaborativamente os primeiros registros documentais que foram manuscritos em língua estrangeira.
São livros de anais de comunidades, atas, documentos e cartas escritas pelos Irmãos precursores da nossa história que, com a tradução para o português, tornam-se subsídio para as pesquisas relacionadas à presença da Rede Marista no Sul do Brasil e suas contribuições na Educação desta Região. As traduções são vinculadas aos documentos originais para apoiar pesquisas históricas.
O projeto Preservação das memórias do tempo presente é um conjunto de ações que busca sensibilizar para a responsabilidade de documentar o tempo presente para as futuras gerações, partindo da compreensão de que o patrimônio documental é um recurso importante para fornecer uma perspectiva histórica sobre como as pessoas e instituições atuam e se posicionam ao decorrer do tempo.
O desenvolvimento de ações de incentivo aos registros pessoais e comunitários, relacionados ao período da pandemia da Covid-19, bem como a proposição de ações de sensibilização sobre memórias pessoais e coletivas (Cultivo de Memórias) foram algumas das iniciativas desenvolvidas. Acesse as matérias no Portal Institucional.
Acesse as matérias no Portal Institucional e escute os áudios produzidos em parceria com o Minuto Farol de Esperança.
- Minuto Farol de Esperança 42 - Cultivo de Memórias
- Minuto Farol de Esperança 69 - Memórias Familiares
- Minuto Farol de Esperança 104 - Despertar Criativo
- Min Farol de Esperança 107 - Escrita Terapêutica
- Minuto Farol de Esperança 129 - Memória a Serviço da Vida
- Minuto Farol de Esperança 136 - Prazer em Ler
- Minuto Farol de Esperança 203 - A Arte como Resposta
O projeto Memórias maristas: histórias de amor e vida constituído por minidocumentários que resgatam e valorizam a história de vida de pessoas que, ao dedicarem suas vidas à missão, ajudaram a construir a Rede Marista e fazê-la marcante em todas suas frentes de atuação – do Rio Grande do Sul à Amazônia, passando por Brasília.
Acesse o portal do projeto coordenado pelo Arquivo Provincial, para conhecer trajetórias que fizeram a diferença na missão de promover a vida.
A Comissão Técnica para Acervos e Memória, composta por representantes do CEMM e Arquivo Provincial, está à disposição dos setores e empreendimentos para contribuir com as iniciativas de memória institucional e preservação de acervos históricos.
Presta assessoria mediante solicitação das unidades. Realiza visita técnica, elabora parecer técnico e propõe um plano de ação. A Comissão visa a diagnosticar a situação de acervos institucionais e indicar caminhos para o desenvolvimento de projetos de memória, através da sensibilização e instrumentalização de gestores e colaboradores das unidades.
Utilizamos os cookies para personalizar anúncios, gerar dados estatísticos e garantir que você tenha a melhor experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade de Dados.
Aceitar cookiesOs direitos são todos reservados à Rede Marista, sendo o usuário responsável por citar o nome da instituição em caso de uso de imagem, reprodução ou citação de conteúdo, afirmando não fazer uso comercial. Para mais informações, consulte a nossa Política Institucional para Acervos Históricos.
Li e concordo com os termos