A valorização do legado histórico da presença marista ocorre através de diferentes ações que estimulam a percepção e a compreensão de que a articulação entre passado, presente e futuro é oportunidade de aprendizagem fecunda e significativa. O CEMM atua na preservação do patrimônio histórico e espiritual marista para promover acesso, diálogo e construção de conhecimento, tendo a memória como referência para uma construção de futuro consciente, que aprende com os erros e os acertos do passado.Para tanto, conta com um Memorial, que além de preservar o acervo tridimensional institucional, realiza diferentes iniciativas como pesquisas, exposições e ações educativas.
O Memorial tem como missão promover o conhecimento e a reflexão sobre o patrimônio espiritual, histórico e cultural da Rede Marista, em uma perspectiva que privilegie a pesquisa, a comunicação e a preservação das memórias institucionais, contribuindo para a valorização da história e a vitalidade do carisma marista.
O acervo museológico da Rede Marista é composto por conceitos e objetos de ampla variedade tipológica, relacionados à trajetória da instituição Marista no Rio Grande do Sul e na Região Amazônica. Constituídos de significados e valores simbólicos, cadernos, manuscritos, documentos, álbuns, têxteis, quadros, esculturas, troféus, medalhas, instrumentos musicais, fotografias, multimídias (no formato analógico e digital) dentre outros objetos tridimensionais, se transformam em fontes de pesquisa colaborando com a percepção sobre a trajetória institucional. Distribuído nos espaços da reserva técnica e das exposições de curta e longa duração, o acervo é trabalhado a partir das três perspectivas que fundamentam as ações desenvolvidas em um museu: a preservação, a pesquisa e a comunicação.
Saiba maisA Educação Museal é um campo de ação que estimula o desenvolvimento de indivíduos críticos, criativos e autônomos. Desse modo, cria situações em que o encontro com o patrimônio possa ampliar a leitura e a compreensão do mundo, estimulando a construir novas interpretações, novos significados, novas afinidades, novas relações.
Saiba maisVirtual, itinerante, de longa ou curta duração, as exposições são narrativas significativas que se utilizam de múltiplos recursos para estabelecer uma comunicação afetiva com as pessoas. Em sintonia com as dimensões que fundamentam o CEMM, as exposições buscam ampliar o acesso à informação, estimular diálogos, proporcionar experiências, apresentando conteúdo reflexivo como recurso paralelo aos documentos institucionais.
A celebração do dia 2 de agosto marca, oficialmente, o início da missão marista no Sul do Brasil. Anualmente, a chegada dos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici é rememorada e celebra a vitalidade e a continuidade da obra. Conheça os conteúdos elaborados para celebrar anualmente esta data, clicando no botão 'Saiba mais'.
A parceria entre os Centros de Memória da Rede Marista – CEMM e Arquivo Provincial – que atuam em sinergia na preservação da memória institucional é um aspecto marcante no trabalho. Alinhada aos objetivos estratégicos da Rede Marista, a articulação dos Centros de Memória contribui para o fortalecimento da imagem e reputação institucional. A materialização dessa parceria pode ser conferida em projetos, iniciativas, exposições.
Saiba maisUtilizamos os cookies para personalizar anúncios, gerar dados estatísticos e garantir que você tenha a melhor experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade de Dados.
Aceitar cookiesOs direitos são todos reservados à Rede Marista, sendo o usuário responsável por citar o nome da instituição em caso de uso de imagem, reprodução ou citação de conteúdo, afirmando não fazer uso comercial. Para mais informações, consulte a nossa Política Institucional para Acervos Históricos.
Li e concordo com os termos