MEMÓRIA

Valorização do legado
histórico

A valorização do legado histórico da presença marista ocorre através de diferentes ações que estimulam a percepção e a compreensão de que a articulação entre passado, presente e futuro é oportunidade de aprendizagem fecunda e significativa. O CEMM atua na preservação do patrimônio histórico e espiritual marista para promover acesso, diálogo e construção de conhecimento, tendo a memória como referência para uma construção de futuro consciente, que aprende com os erros e os acertos do passado.Para tanto, conta com um Memorial, que além de preservar o acervo tridimensional institucional, realiza diferentes iniciativas como pesquisas, exposições e ações educativas.

MEMÓRIA

Memorial

Memorial

O Memorial tem como missão promover o conhecimento e a reflexão sobre o patrimônio espiritual, histórico e cultural da Rede Marista, em uma perspectiva que privilegie a pesquisa, a comunicação e a preservação das memórias institucionais, contribuindo para a valorização da história e a vitalidade do carisma marista.

MEMÓRIA

Acervo

Acervo

O acervo museológico da Rede Marista é composto por conceitos e objetos de ampla variedade tipológica, relacionados à trajetória da instituição Marista no Rio Grande do Sul e na Região Amazônica. Constituídos de significados e valores simbólicos, cadernos, manuscritos, documentos, álbuns, têxteis, quadros, esculturas, troféus, medalhas, instrumentos musicais, fotografias, multimídias (no formato analógico e digital) dentre outros objetos tridimensionais, se transformam em fontes de pesquisa colaborando com a percepção sobre a trajetória institucional. Distribuído nos espaços da reserva técnica e das exposições de curta e longa duração, o acervo é trabalhado a partir das três perspectivas que fundamentam as ações desenvolvidas em um museu: a preservação, a pesquisa e a comunicação.

Saiba mais
Educativo

MEMÓRIA

Educação

A Educação Museal é um campo de ação que estimula o desenvolvimento de indivíduos críticos, criativos e autônomos. Desse modo, cria situações em que o encontro com o patrimônio possa ampliar a leitura e a compreensão do mundo, estimulando a construir novas interpretações, novos significados, novas afinidades, novas relações.

Saiba mais

MEMÓRIA

Exposições

MEMÓRIA

2 de Agosto

A celebração do dia 2 de agosto marca, oficialmente, o início da missão marista no Sul do Brasil. Anualmente, a chegada dos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici é rememorada e celebra a vitalidade e a continuidade da obra. Conheça os conteúdos elaborados para celebrar anualmente esta data, clicando no botão 'Saiba mais'.

Parcerias

MEMÓRIA

Parcerias

A parceria entre os Centros de Memória da Rede Marista – CEMM e Arquivo Provincial – que atuam em sinergia na preservação da memória institucional é um aspecto marcante no trabalho. Alinhada aos objetivos estratégicos da Rede Marista, a articulação dos Centros de Memória contribui para o fortalecimento da imagem e reputação institucional. A materialização dessa parceria pode ser conferida em projetos, iniciativas, exposições.

Saiba mais